sexta-feira, 29 de março de 2013

DROGAS E AS MENTIRAS CONSTANTES

Hoje fui chamado para atender uma família.  Ao chegar na residência um casal idoso veio me atender. Depois de alguns segundos de conversa me relataram que o problema envolvia o seu filho mais novo que hoje já tem 37 anos. Usuário de drogas desde os 14 anos de idade, ele trouxe muitos problemas para aquele velho pai que sobrevive com 4 pontes de safena no peito, resultado de tantos sofrimentos gerados depois que as drogas entraram na família. Fui até uma casinha no fundo do quintal, lá dentro da casa estava ele, sua esposa e seus dois filhos. Depois de algum tempo de conversa eu pude perceber que mais uma família está a beira da falência por causa de drogas. Sua esposa de olhar abatido me disse - eu não tenho mais esperança.  Seus dois filhos - um de 7 e outro de 10 cresceram vendo o pai usar drogas! Seu pai com olhos cheio de lagrimas me disse: "Esses dias ele pediu dinheiro para o patrão dele dizendo que eu estava internado com um derrame. Um dia depois ele voltou na empresa e disse ao patrão que eu havia morrido e precisava de mais dinheiro!

Aquele pai falava isso com um peso em suas palavras, sentindo como se seu filho quisesse vê-lo morto. Concluindo a história seu pai disse: "Desde os 14 anos até agora, de cada 10 palavras que ele fala, 11 são mentira".

Observando isso resolvi escrever sobre a MENTIRA. Um usuário de drogas não mede esforços para conseguir o que quer. A mentira passa a ser natural.  O pior são pessoas que estão lendo esse blog e nem são usuárias de drogas e vivem uma vida de MENTIRAS.
As drogas estão destruindo com pessoas e famílias e a mentira está andando de mãos dadas com tudo isso, prejudicando ainda mais a situação.

Me disponibilizei a ajudar aquele homem a viver longe das drogas, mas ele só vai conseguir ter sucesso se parar de mentir.
Descobri que só vamos conquistar determinadas coisas na vida a partir do momento que a mentira não fizer mais parte da nossa vida!

Não se deixa de mentir contando menos mentiras por dia, se deixa de mentir falando a VERDADE.

Pare de mentir e maquiar sua vida para as pessoas como se tudo estivesse indo bem. Quando você revelar suas fraquezas, Deus revelará a sua força sobre sua vida!

Deus te abençõe.

terça-feira, 26 de março de 2013

Como ajudar na prevenção as drogas?

O assunto que vou falar hoje é muito importante.
Hoje a maior dificuldade de um dependente é continuar em pé após o tratamento.
Dentre vários princípios que abordo no processo de recuperação de alguém, esse que vamos
tratar hoje se torna o pilar central.

LIDERANÇA
Todo usuário de drogas quando chega no fundo do poço e é internado passa por um processo de desintoxicação que varia de 3 a 9 meses, dependendo da comunidade terapêutica.
Agora pense: por que ele fica bem durante esse tempo? - Porque ele está confinado em um local aonde ninguém usa drogas, ele não vê amigos do seu círculo, não vê propagandas de festas. Ele ocupa sua mente dia e noite e lá ele se sente seguro!
O problema é que quando ele volta pra casa, a mãe e o pai trabalham, ele não sabe mais como viver nesse mundo externo. Os pais desconfiam de cada passo do filho, e tudo é diferente agora. O usuário sente a falta de ter aquele mesmo cara que ficava orientando a vida dele lá dentro do centro de recuperação.
Então, ao sair do centro de recuperação, o usuário começa a enfraquecer aos poucos, e a cada dia que passa as rotinas em casa voltam ao normal e em uma questão de tempo o usuário tem sua primeira recaída.

COMO PREVENIR ISSO?
Ao sair do centro de recuperação, o usuário precisa procurar um lider pessoal. Alguém de confiança, talvez que seja amigo da familia, ou até mesmo um lider religioso. Uma pessoa para quem o usuário possa prestar contas da sua vida. Alguém em quem ele possa estar seguindo os passos e aprendendo a viver novamente. Esse processo é doloroso, mas faz parte de uma plena recuperação. Um usuário de drogas tem a sua vida totalmente desfigurada. Então, ele precisa de alguém que ensine coisas básicas.
Alguém que aceite o desafio de caminhar com essa pessoa por mais um período indeterminado. Esse processo é legal, porque no futuro o próprio dependente vai estar ajudando alguém a caminhar também.

Eu estou caminhando com um jovem nesse momento, e esses dias ele me disse: Eu pego todo meu salário e vou no mercado e acabo gastando todo o meu dinheiro de medo de recair!
Sentei com ele e comecei a ajudá-lo nessa questão financeira. Ele se sente confiante quando converso com ele e eu me sinto bem ao poder ajudá-lo.

Talvez você esteja lendo isso e pensando: "ainda bem que não uso drogas" - porém, a sua vida deve estar de ponta cabeças em alguns sentidos. Pode ser que você também precise de ajuda para organizar sua vida financeira, ou emocional. Procure ajuda de alguém e você vai continuar a crescer a cada dia.
Nos sentimos mais seguros quando sentimos que tem alguém dizendo "vai dar tudo certo, estou contigo".

Se você é usuário e está lendo isso, já deve estar imaginando alguém que você conheça para te ajudar e assumir a liderança. Procure essa pessoa o quanto antes e peça ajuda.
Uma das coisas que precisam ser eliminadas na nossa vida e repito, não apenas na vida dos usuários, é o orgulho. Por questão de orgulho a gente não gosta de pedir ajuda de ninguém, e eu aprendi que orgulho é igual  mal hálito - quem tem nunca sabe que tem.

Procure como seu líder alguém que você admira, que você se espelha e que você vai se submeter.

Qualquer coisa entre em contato por e-mail, vamos trocar idéias sobre esse assunto.

daniel_sorriso@hotmail.com

domingo, 24 de março de 2013

o que leva uma pessoa usar drogas?

Este é um assunto bem complexo do ponto de vista da medicina.
Muitas pessoas especialistas em várias áreas possuem suas opiniões, eu nunca falo sobre as opiniões de especialistas mas sim, a opinião de quem entrou nesse mundo e conseguiu sair. Acredito que cada caso é um caso, porém, a falta dessa resposta tem incomodado muita gente. Vou listar alguns pontos a serem observados e discutidos.

Eu ainda acredito que a maioria dos problemas com drogas e não estou generalizando começam dentro de casa.
A família é o centro.
Se você conhece um jovem usuário de drogas ou se existe um na sua familia você poderá me responder com mais clareza nos comentários.
Diga-me, a família dessa pessoa na maioria é desestruturada ou não?
São pessoas que perderam pais, mães, que sofreram algum tipo de decepção.  Pessoas que não tem um vínculo saudável em casa, os pais não saem com os filhos, não brincam em família, não participam de nada juntos. Nem almoçam juntos.
Um usuário de drogas na sua maioria é o reflexo de uma família desestruturada.
Você já assistiu aquele programa de televisão onde uma especialista é convidada para ajudar um filho rebelde? Primeiro ela observa tudo o que o filho e os pais fazem, suas rotinas. Depois de uns dias ela começa a aplicar seus conhecimentos e quase sempre quem está errado são os pais. Ela muda a liderança dos pais em casa e os filhos reagem a isso. Hoje muitos filhos estão reagindo a liderança dos pais e estão nas drogas. Pais super protetores, pais que brigam, pai que espanca a mãe, mãe que espanca o filho, pais que rejeitam os filhos.  E depois dizem: Nossa familia é perfeita! Não sei o que eu fiz pra esse menino cair nessa vida. Na verdade a resposta é: NÃO FIZERAM NADA!
EXISTE UMA SAÍDA?
Sim!

Mudar...
 em alguns casos tive que ajudar os pais mudar a visão e a forna de liderar os filhos para atingir resultados no tratamento.

A partir de hoje lembre-se...
Seu filho usando drogas é um reflexo da sua família destruída a mais tempo do que você imagina.

















É fácil descobrir o uso de maconha?

As familias são pegas de surpresa quando descobrem que seus filhos estão fumando maconha. A grande maioria diz: eu nem desconfiava.
Tudo isso porque não é tão fácil descobrir se uma pessoa fuma maconha apenas observando as suas atitudes.
Isso porque um jovem quando começa fumar maconha sente-se como ator principal de um filme de ação aonde ele é quem vai salvar a mocinha.
Passa perfume pra tirar o cheiro, troca de roupa, usa colírio, escova os dentes, o usuário faz de tudo pra ninguém desconfiar. Para descobrir se seu filho usa maconha só ficando atento as falhas dele e se isso acontecer é porque ele já está fumando maconha a um bom tempo. Com o tempo o usuário acaba fumando e deixando pistas pelo caminho. Esquecendo o baseado em cima de qualquer lugar, esquecendo droga no bolso das calças. Agora ele é o vilão do filme e não o ator bonzinho.

Conselho de hoje....

Observe o bolso das roupas antes de lavar.